Automação / Telemetria

"Acesso rápido e fácil à informação"

A  automação de um sistema é um procedimento mediante o qual as tarefas que são realizadas por operadores humanos são transferidas a um conjunto de elementos tecnológicos levando-se em consideração possíveis eventualidades que possam ocorrer mantendo sempre a segurança e a qualidade.

Um Sistema de automação  é de fundamental importância em qualquer processo produtivo pois além de melhorar significativamente os processos, fornece um maior entendimento do negócio, possibilitando a empresa analisar, monitorar e controlar as etapas da planta.

Um sistema automatizado é composto essencialmente por duas partes principais:

  1. OPERACIONAL

    É uma parte do sistema que atua diretamente no processo, através de um conjunto de componentes realizando as operações em busca do resultado desejado. Estes componentes que formam a parte operacional são os dispositivos de acionamento e pré-acionamento como motores, válvulas, pistões e também dispositivos de detecção como sensor indutivo, sensor capacitivo, sensor de visão, sensor ultrassônico, etc.

  2. CONTROLE

    É a parte programável do sistema que geralmente é implementada com a ajuda do  CLP (Controlador Lógico Programável). O CLP é considerado o cérebro na automação, pois ele é capaz de se comunicar com todos os componentes que compõem este sistema de forma a reconhecer as entradas, processar a lógica e atualizar as saídas a todo momento.

Operacional - Componentes

Sensor Capacitivo, Sensor de Vazão, Sensor de Nível, Sensor Magnético, Sensor Indutivo, Sensor de Visão, Sensor Ultrassônico


Controle

CLP / Supervisório